sábado, 7 de maio de 2016

                                       Meninos da Planície

O livro Meninos da Planície relata sonhos de um arqueólogo que o ajudam a desvendar os fatos de um importante trabalho seu. Nele os personagens principais são Aur e Nia. Para que entendam um pouco do livro relatarei os sonhos 3, 5 e o ultimo.


  Terceiro Sonho

  Nas escavações foram encontrados ,em grande número, dentes de macacos, onças, veados, caititus... E o arqueólogo olhava com atenção cada um dos dentes, tentando descobrir como a resistente camada fora perfurada sem instrumentos de ferro, até então não conhecidos pelos primitivos e assim adormeceu...

  Aur estava sentado a sombra de uma enorme rocha protegida. Ele quebrava crânios de animais que secavam ao sol e retiravam seus dentes e junto, encontro pequenos cristais de quartzo , e  com eles furou os dentes.

Sua mãe o chamava, queria que levasse sua irmã para colher pequi no mato da encosta. E eles foram.

Os pequizeiros estavam carregados e Aur jogava os frutos para Nia pegar. Logo o cesto estava cheio. Na volta já entardecia e eles foram atacados por um grupo de queixadas.


Quinto Sonho

Os pássaros voavam ao céu e todos da aldeia estavam parados em três grupos: os dos homens, das crianças e das mulheres .

Os homens conversavam baixinho e de cócoras.

No grupo das crianças Aur explicara aos meninos oque um senhor lhe contara: o Sol, depois de caminhar o dia todo ia descansar bem longe.

Já as mulheres se aqueciam a beira da fogueira , menos uma que estava grávida, e que na mata deu a luz ao seu filho porém, eles não sobreviveram.




Ultimo Sonho

Infelizmente o arqueólogo insistiu em contar apenas o final deste sonho...

Na esplanada em frente a gruta, ardia uma grande fogueira. Os moradores estavam todos reunidos.  Ninguém falava. Os moradores estavam todos reunidos. Havia duas macas e Aur e Nia estavam nelas...




Espero que gostem! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário